Blog
-
Brincando de criar – Conheça a Fran Fabrique
ViraLua em 13 de Novembro de 2015“Dá para criar uma infinidade de coisas com uma caixa de papelão.” Foi com essa premissa que Gabriela Forster e Luciana Néri Martins criaram a “Fran Fabrique”, loja de brinquedos pra lá de criativa, que faz um convite para que as crianças soltem a sua imaginação na hora da brincadeira. Com as criações dessa dupla, os pequenos podem curtir sua própria Delicatessen e sua própria Pet Shop e ainda personalizar e colorir esses espaços do jeitinho que quiserem.
O blog Vira Lua entrevistou Gabriela Forster, que nos conta mais sobre a marca e fala, claro, de sua filha Francesca, fonte de inspiração de suas criações.
Vira Lua: Como surgiu a ideia de montar a Fran Fabrique?
Gabi: A Fran Fabrique surgiu no final de 2013, no mesmo ano em que saí de uma multinacional de software, onde trabalhei por 18 anos. Eu ocupava uma posição de Diretora antes de ficar grávida e, apesar de gostar muito da minha função, também fazia parte do pacote uma jornada intensa, com uma média de 12hs de trabalho diária, incluindo atividades no fim de semana, além de viagens frequentes. Quando voltei de licença-maternidade em 2011, ainda troquei de função e permaneci na empresa por mais 2 anos. Neste período, percebi que queria estar mais presente e próxima da minha filha, para poder acompanhá-la em um momento tão importante, que é a primeira infância. Percebi que aquilo que eu fazia já não tinha mais tanto sentido para mim e comecei a pensar em alternativas que tivessem relação com o universo infantil, pelo qual me apaixonei perdidamente.
A convivência e observação do dia a dia com a Francesca, então com 2 anos de idade, me fez pensar muito sobre o que eu queria para aquela pessoinha, como poderia ajudar a desenvolvê-la da forma que acreditava ser a melhor, quais as habilidades que achava ser importante que ela adquirisse, etc. E eu não gostei quando percebi que o meu tablet estava se tornando seu brinquedo favorito, assim, tão cedo. Fui buscar então alternativas mais analógicas e menos digitais, que pudessem despertar o seu interesse tanto, ou mais, que o dispositivo eletrônico. E posso dizer, não foi uma tarefa fácil! Foi quando percebi que, apesar da oferta de brinquedos das lojas parecerem ser enorme, isto não acontece na prática. Na busca de brinquedos que estimulassem a criatividade das crianças e não subestimassem suas capacidades, encontrei muitos brinquedos iguais, com pouca ação efetiva da criança, sem agregar nenhum tipo de valor ao seu desenvolvimento. Foi frustrante! A partir desta experiência, identifiquei uma oportunidade e comecei a pensar nas principais características que eu procurava em um brinquedo - basicamente, que estimulasse a criatividade, a interação da criança com os pais, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades cognitivas - e como isto poderia se concretizar. Foi então que convidei minha grande amiga (e agora sócia), Luciana Martins, a embarcar comigo em uma nova jornada e criamos a Fran Fabrique, onde buscamos criar brinquedos que sirvam como resposta para este tipo de "frustração" materna... brinquedos diferentes que estimulem as crianças de forma inteligente e, ao mesmo tempo, divertida!
Vira Lua: O que você acha que os brinquedos de papelão têm de mais bacana?
Gabi: A versatilidade dos brinquedos feitos de papelão é incrível. Dá para criar uma infinidade de coisas com uma caixa de papelão. Quase todo mundo que tem filhos já passou pela situação clássica de dar um presente novo e ver a criança, depois de brincar por 10 minutos com o brinquedo de dentro da caixa, largá-lo e passar muito mais tempo brincando com a embalagem. Os pais devem parar e pensar por que isto acontece? Isto nos diz muita coisa sobre o real interesse da criança, nos diz que ela está buscando mais do que o brinquedo que estava dentro daquela caixa tem a oferecer. Aqui em casa, as caixas, geralmente são guardadas e se transformam em circo, casa de bonecas, porta retratos, fantasias, enfeites, até árvore de natal. O primeiro brinquedo que fizemos virou o Teatro da Fran, com o qual ela brinca até hoje. Isto foi uns 2 anos atrás... Nunca cogitamos em usar outro tipo de material para fazer nossos brinquedos. Sabíamos, desde o início, que eles precisavam ser de papelão, pelo grande potencial deste material. A Luciana (minha sócia) é arquiteta e apaixonada por materiais alternativos e está sempre preocupada em explorar o papelão, suas ondas, aplicando-o da melhor forma ao design dos nossos produtos. Também optamos por usar um acabamento em papel cartão, por acreditarmos que isto valoriza ainda mais a arte dos pequenos, que têm na sua frente um fundo branquinho para pintar e desenhar.
Outra característica imbatível do papelão é o fato de ser 100% reciclável e bio-degradável. O uso de brinquedos de papelão é uma boa forma de começar a ensinar as crianças sobre responsabilidade social e consciência ecológica, que cada um pode fazer a sua parte para tornar o lugar que vivemos melhor. Depois de usados e reutilizados, podem ser descartados de forma responsável, como lixo seco, por exemplo. Além disto são leves, seguros e podem ser facilmente manipulados pelas crianças.
VL: Para você, o que a maternidade tem de mais especial? O que mudou em ti depois de ser mãe?
Gabi: Amor incondicional é, para mim, a melhor definição do que significa ser mãe. Um sentimento que invade a gente do dedão do pé, até o último fio de cabelo. Ter nas mãos a possibilidade de ajudar na formação de um ser humano é incrível e também, muita responsabilidade. Isto me faz pensar e repensar as escolhas feitas no dia a dia, sem saber se estou fazendo tudo certo, ou tudo errado, mas com a certeza de sempre querer o melhor do mundo para a Francesca. Afinal, já dizem por aí, que mãe acerta até errando! Mas que a gente quer errar pouco, ah isto a gente quer! A maternidade me fez ficar mais focada, fazer escolhas mais conscientes, ter maior clareza do que não quero, aprender a dizer mais "não" para as pessoas e para as coisas, em prol do que acredito ser melhor para minha família. Aprendi também que o que eu achava falta de tempo antes de ser mãe seria considerado hoje tempo de sobra.
VL: Como é a personalidade da Fran? O que vocês mais gostam de brincar juntas?
Gabi: A Fran é uma figura ímpar. Tem personalidade forte, bate o pé para conseguir fazer o que quer e tem uma memória incrível - não espere que ela se esqueça de uma promessa feita, pois isto não irá acontecer. Aqui em casa, promessa feita é promessa cumprida! Ela é supercriativa e tem sempre muitas ideias e opiniões para compartilhar. O que ela mais gosta de fazer é desenhar e eu adoro desenhar junto com ela. Ficamos muito tempo desenhando e pintando, usando diferentes tipos de materiais para incrementar a brincadeira: cola colorida, glitter, tecidos, recortes e por aí vai. Quando saímos, levamos sempre o kit desenhista dela, seu companheiro inseparável, que fica guardadinho, esperando pelo próximo passeio. Depois que lançamos a linha mini dos Espaços para Brincar, eles também passaram a fazer parte do kit da Fran.
VL: Qual dos teus brinquedos é o favorito da Fran? Tem alguma história divertida relacionada a ela brincando?
Gabi: Ela ama todos! Quer guardar todos os brinquedos que personaliza e morre de ciúmes das suas obras de arte. Uma vez eu precisava de um dos brinquedos pintados, para exposição em uma feira e pedi emprestado para ela, só que não fui atendida! Ela disse que eu devia pintar um brinquedo que fosse meu, ao invés de usar um dela. Durante a fase de protótipo dos brinquedos, a opinião dela é super requisitada e ela adora participar. Quando recebe amiguinhos para brincar em casa, adora perguntar se eles não querem colorir e pintar junto com ela, mas morre de medo que passem do limite das linhas dos desenhos!
Conheça mais sobre a Fran Fabrique:
franfabrique.com.br
facebook.com/franfabriqueface
Voltar
Veja os brinquedos da Fran Fabrique no site da Vira Lua!